Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Sala de aula dentro de uma caixa

por Primeira Casa da Rua, em 12.05.15

Uma temática atual e ao qual ninguém pode ficar indiferente são os inúmeros campos de refugiados espalhados por vários pontos do mundo, uma realidade que nunca pensei assistir na segunda década do século XXI. Mas, como essa é a realidade, algumas marcas, para o qual valores como o desenvolvimento educacional e humano das crianças que vivem nesses mesmos campos são mais do que motivadoras para criar e desenvolver novos produtos, a Vodafone Foundation criou a sala de aula instantânea ou ‘Instant Classroom’, uma escola digital portátil que pode ser implementada em apenas alguns minutos e que permitirá ajudar crianças e jovens adultos que vivem em campos de refugiados de grandes dimensões e com escassos recursos, a completar a sua educação.

Este novo projeto vai abranger mais de 15 000 crianças, entre os 7 e os 20 anos, que vão encontrar, dentro de uma simples caixa, segura e robusta, de 52 kg, um computador portátil, 25 tablets com software educativo pré-instalado, um projetor, um altifalante e um modem hotspot com ligação 3G, parece impossível mas não é, veja aqui o vídeo que mostra o interior de uma caixa muito bem organizada. Parabéns à Vodafone Foundation pelo projeto!

16458392280_8f479f8fb2_k.jpg

16644367891_bea72d2d0a_b.jpg16644367891_bea72d2d0a_b.jpg

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:17

Como é que os seus filhos veem a cidade do futuro?

por Primeira Casa da Rua, em 24.04.15

Amanhã já tenho programa para a tarde, vou visitar o Festival IN – Inovação & Criatividade a decorrer na FIL - Feira Internacional de Lisboa, que começou ontem dia 23 e termina dia 26 de abril. Para quem gosta de tecnologia, inovação e empreendedorismo não pode faltar a este evento, o ano passado passei por lá e posso garantir que saí cheio de ideias novas.

Porque é que vou amanhã e não no domingo? Porque amanhã vai acontecer o BIG Smart Cities by Vodafone Power Lab, um programa de inovação da Vodafone Portugal, que vai decorrer entre as 15h e as 17h. A operadora irá promover um Match-Making de empreendedores com developers e designers, com o intuito de juntar as ideias de Tecnologia para a Cidade aos conhecimentos técnicos e de programação, que visa fomentar a criação de tecnologias que contribuam para melhorar a vida de quem vive, trabalha e/ou visita a Cidade, tornando-a mais inteligente. Para saber todos os pormenores sobre esta ação basta clicar aqui.

E para que todos nós possamos refletir como serão as cidades do futuro, e como diz o velho ditado popular, de pequenino se torce o pepino, a organização decidiu perguntar aos nossos filhos como serão essas mesmas cidades. Algumas das respostas no ano de 2015 parecem impossíveis de concretizar, e no próximo século, serão concretizáveis?

Veja aqui o vídeo na integra.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:04

Experiência Vodafone

por Primeira Casa da Rua, em 20.04.15

A semana passada recebi um convite inesperado mas que muito me agradou, fiquei no registo criança de 9 anos à espera do presente. Como todos os meus amigos sabem, sou fã de arquitetura, em especial dos edifícios Prémio Valmor, prémio anual atribuído a grandes obras de arquitetura realizadas em Portugal, este Prémio resulta do testamento do Visconde de Valmor, Fausto Queiroz Guedes, e foi associado ao Prémio Municipal de Arquitectura desde 1982, premiando diversos tipos de edificação ou obras de arquitectura paisagista.

Entre os edifícios galardoados com o Prémio Valmor contam-se o edifício da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (Manuel e Francisco Aires Mateus), o Pavilhão de Portugal (Siza Vieira) e o Pavilhão do Conhecimento (João Luís Carrilho da Graça), e a Sede, jardins e museu da Fundação Calouste Gulbenkian (Ruy Athouguia, Alberto Pessoa, Pedro Cid, Gonçalo Ribeiro Teles e António Viana Barreto), entre muitos outros. A Vodafone que recebeu tal distinção em 2005, entre outras, tais como o os prémios para Melhor Edifício de Escritórios e Melhor Empreendimento Imobiliário de 2004 e o Prémio Dedalo Minosse, atribuído pela associação de arquitectos italianos endereçou-me o convite para conhecer a sua sede na antiga Expo, hoje denominado Parque das Nações.


Não é difícil adivinhar, que a noite anterior à visita foi bastante agitada a contar as horas, os minutos os segundos para ter a minha experiência Vodafone. Claro que antes da visita já sabia que o edifício foi projetado pelos arquitetos Alexandre Burmester e José Carlos Gonçalves, o arranque da obra foi em 2000 e no ano de 2002 estavam os primeiros colaboradores a mudarem-se de malas e bagagens para o novo edifício, atualmente são precisamente 1422 colaboradores a viverem este edifício, sim, disse bem, a viverem, porque as experiências que podemos desfrutar dentro deste edifício que tem uma área de cerca de 35.000 m² acima do solo e 25 000 m² de área subterrânea, são inúmeras.


A minha experiência começou logo à chegada, deparei-me com uma zona de receção, não muito usual, com uma iluminação cuidada, um tapete a demarcar a zona, onde estava uma colaboradora que com a sua simpatia me deu as boas vindas. A solução que encontraram para termos acesso à experiência Vodafone, é muito século XXI, uma mensagem é enviada para o nosso telemóvel e a partir daí podemos entrar e sair com essa mesma mensagem. Adorei, senti-me uma personagem do Star Wars ou do Espaço 1999.


O edifício com as suas linhas retas, vãos de grandes dimensões e todas as linhas que se cruzam em várias rampas que unem os pisos são um deleite para a visão.


Os revestimentos dos corredores, quase que intermináveis, que são também uma verdadeira experiência visual, também são uma experiência tátil, o conforto das madeiras que revestem as paredes e o pavimento transformam todos aqueles percursos num verdadeiro conforto.


O jardim dos bambus, uma experiência olfativa e auditiva inesquecível, ao passearmos pelos vários corredores de bambus com mais 3 metros de altura, criando paredes com mais 5 metros, transmitem uma sensação de tranquilidade, que em palavras torna-se difícil de descrever.

Depois a zona do Club Vodafone onde todos os funcionários podem fazer desporto, o refeitório com uma decoração muito minimalista e confortável, com algumas das taças que as várias equipas de desporto conquistaram e o espaço onde os colaboradores podem preparar as suas próprias refeições, são espaços que não deixam ninguém indiferente, um ambiente muito “clean”, minimal, mas muito confortável.


O mais interessante é que para viver parte desta experiência não necessita de convite, porque há um jardim no núcleo central do edifício onde pode desfrutar e apreciar o edifício no seu todo, tendo o rio Tejo como pano de fundo, por isso basta querer!


Obrigado pelo convite, obrigado Rita pela simpatia com que me recebeu. Tive uma verdadeira experiência Vodafone!

unnamed (2).jpgunnamed.jpg

Edificio Vodafone.jpg

IMG_2032.jpg

fotografia 4 (2).JPG

IMG_2045.JPGIMG_2060.JPGfotografia 5 (3).JPG

IMG_2052.JPG

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:53

Apanhado pela TVI

por Primeira Casa da Rua, em 20.03.15

Na passada sexta feira, como prometido, estive a ver a projeção da Vodafone como milhares de pessoas que não quiseram perder pitada da noite, nem a TVI e a Leonor Poeiras, que me apanharam numa grande animação a ver a projeção e a dançar ao som da nova música Vodafone, "Go, Go, Go" dos Panic is Perfect. Dancei e fartei-me de dançar, os balões vermelhos iluminados também fizeram parte da noite, aproveitei para pedir três desejos e soltar um balão em pleno coração da cidade de Lisboa, no Chiado, agora basta esperar que se realizem.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Vamos pintar o país de vermelho?

por Primeira Casa da Rua, em 12.03.15

É oficial, a Vodafone está a "pintar" de vermelho todo o país com a sua rede de Fibra de Última Geração, cidades, aldeias, pessoas e empresas nunca mais vão comunicar da mesma forma, tecnologicamente tudo vai ser diferente, vamos "pintar" o país de vermelho?

No âmbito desta campanha, a Vodafone fará projeções de videomapping em locais emblemáticos de 4 cidades, nos dias 13 e 14 de março, das 20h às 23h em Lisboa (Armazéns do Chiado) e das 20h às 24h no Porto (Praça dos Leões), Faro (Arco da Vila) e Braga (Praça da República). Eu, claro que não vou perder esta ação, como estou em Lisboa, vou visitar os Armazéns do Chiado na sexta feira, estou muito curioso para assistir à projeção!

Também vou aproveitar para colocar no meu telemóvel a nova música Vodafone, “Go go go”, dos Panic is Perfect, gosto!

Fotos.Filme Vodafone

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:35


Sobre

Blog onde pode descobrir como mudar a sua casa com ideias simples, inovadoras e procurando utilizar os "eRRes" da Primeira Casa da Rua, Reciclagem, Reutilização e Recuperação.

Também pode descobrir todas as regras para ter a sua casa perfeita: Como colocar vários quadros na mesma parede ou qual a distância que deve ter entre a mesa de sala de jantar e o candeeiro de teto, são questões que pode ver respondidas por mim, Nuno Matos Cabral (designer/decorador).

Translate


Seguir no SAPO

foto do autor


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D


A PRIMEIRA CASA DA RUA ESTÁ NA CASA CLÁUDIA...OI BRASIL!


E TAMBÉM NA SIC MULHER E NO SAPO... OLÁ PORTUGAL!