Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Primeira Casa da Rua

SE O TEMA É DESIGN SUSTENTÁVEL, DECORAÇÃO SUSTENTÁVEL OU DIY PARA A CASA, ENTÃO ESTÁ AQUI!

Fora de Casa #05

A emblemática Rua de Santa Catarina tem, até ao próximo mês de junho, mais do que motivos para ser visitada, já que o “novo rosto” do ViaCatarina Shopping fala por si: mais de 2400 pessoas aceitaram o desafio e participaram na montagem dos 17.500 tubos azuis que dão forma à Obra de Arte inovadora W(E)AVING que inspira, atualmente, a fachada do Centro.
 
A autoria é da responsabilidade dos jovens arquitetos portugueses Nuno Pimenta e Frederico Martins, vencedores do Concurso “VIArtes”, iniciativa realizada no âmbito da Política de Arte Pública desenvolvida pelos Centros Comerciais Sonae Sierra.
 
W(E)AVING é uma instalação de arte que combina os temas da tecelagem (weaving), enquanto método construtivo, e da ondulação (waving), enquanto resultado final e efeito visual. Através de uma tecelagem manual de fácil construção e de caráter público, os dois jovens artistas, com a ajuda dos cidadãos portuenses, cobriram a fachada do ViaCatarina Shopping com um tecido de grande dinamismo e impacto visual, recorrendo apenas a meios completamente analógicos.
 
Através deste desafio, o Centro procurou encontrar uma solução inovadora para um maior reflexo da sua presença na Rua de Santa Catarina, através da criação de uma obra de arte com caráter temporário que evidenciasse e acrescentasse valor estético à sua fachada e envolvimento com público.
 
Enquanto esta Obra de Arte inovadora continua a conquistar as atenções de quem passa diariamente pela Rua mais emblemática da Baixa portuense, o ViaCatarina Shopping está já a selecionar os próximos artistas a criarem a sua composição na fachada deste centro comercial.

 

Veja outros artigos Fora de Casa: 1, 2, 3, 4.

 

W(e)aving_ montagem 1.jpg

W(e)aving_montagem 2.jpgW(e)aving_imagem final.jpg