Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Primeira Casa da Rua

SE O TEMA É DESIGN SUSTENTÁVEL, DECORAÇÃO SUSTENTÁVEL OU DIY PARA A CASA, ENTÃO ESTÁ AQUI!

Agenda: Dia de Reis

Hoje é o Dia de Reis, por isso mesmo, é mais uma boa desculpa para reunir a família e os amigos juntos à mesma mesa para comer uma fatia de bolo rei ou bolo rainha. O Bolo Rei é um bolo tradicional de Natal que se come até ao Dia de Reis. Sendo uma alusão aos próprios reis Magos, tem a forma de coroa, decorada pelos frutos secos e cristalizados.

No interior do bolo, tradicionalmente colocava-se um brinde e uma fava, no entanto deixou-se de fazer po questões de segurança alimentar. Aqui fica aqui a tradicional receita do bolo rei, ainda vai a tempo de surpreender aqueles que mais ama:

 

Ingredientes:

1 colher (sobremesa) de sal; 100 ml de vinho do Porto; 150 g de açúcar; 150 g de frutas cristalizadas; 150 g de frutos secos a gosto; 150 g de margarina; 30 g de fermento biológico; 4 ovos; 750 g de farinha de trigo; geleia q.b.; raspa de 1 laranja; raspa de 1 limão.

 

Confeção:

Pique as frutas (reserve algumas inteiras para enfeitar) e deixe-as a macerar com o vinho do Porto. Dissolva o fermento em 100 ml de água morna, junte a 1 chávena de farinha e deixe a levedar, em ambiente temperado, durante 15 minutos. Entretanto, bata a margarina, o açúcar e as raspas da laranja e do limão. Junte os ovos, batendo um a um, e a massa de fermento. Quando tudo estiver bem ligado, adicione o resto da farinha, o sal e o vinho do Porto. Amasse até obter uma consistência elástica e macia e misture as frutas. Molde a massa numa bola, polvilhe com farinha e tape com um pano, deixando levedar, num ambiente resguardado, durante 5 horas. Quando a massa dobrar o volume, ponha-a num tabuleiro e faça-lhe um buraco no meio. Introduza o brinde (embrulhado em papel vegetal) e a fava, deixando-a repousar mais 1 hora. Pincele o bolo com gema, enfeite com frutas cristalizadas inteiras, torrões de açúcar, frutos secos (pinhões, meias-nozes, amêndoas…) e leve a cozer em forno pré-aquecido a 200º C. Baixe a temperatura para os 180º C e deixe cozer de 30 a 35 minutos. Depois de cozido, pincele o bolo-rei com geleia diluída num pouco de água quente.

Aproveite para por a conversa em dia e contar a quem não esteve presente no Natal e na passagem de ano, todas as histórias divertidas que aconteceram nessas noites tão especiais. Bom Dia de Reis!

Primeira Casa da Rua by Nuno Matos Cabral 1.jpg

RECEITA PESQUISADA NA NET